5 tendências gastronômicas que estão em alta

tendências-gastronômicas

As tendências gastronômicas estão em constante evolução, e assim elas refletem as mudanças nos valores, preocupações e preferências da sociedade. Em 2023, por exemplo, elas se moldam pela conscientização em sustentabilidade, saúde e experiências culinárias inovadoras.

Não é de hoje que o consumidor busca opções mais saudáveis. No entanto, a cada dia esta preferência tem se afirmado, com a gastronomia evoluindo paralelamente visando atender a essas demandas.

Dessa forma, neste artigo, exploraremos cinco tendências gastronômicas que estão ganhando destaque e transformando a maneira como nos relacionamos com os alimentos e as bebidas. Essas tendências destacam a crescente importância da sustentabilidade e da saúde na escolha dos alimentos.

tendências-gastronômicas
Fonte: Canva

Conheça as 5 tendências gastronômicas em alta em 2023:

Veganismo

O veganismo tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. Como resultado do crescente número de pessoas aspirantes à vida sem produtos de origem animal.

Com a inovação na área de alimentos à base de vegetais, novas opções como hambúrgueres, salsichas e queijos veganos estão sendo cada vez mais aprimorados em termos de sabor e textura.

Também podemos citar a crescente popularidade da culinária vegana internacional. Ela permite aos adeptos desfrutar de uma ampla variedade de pratos e sabores de todo o mundo.

Dessa forma, cozinhas como a indiana, tailandesa, mexicana e etíope são naturalmente ricas em pratos vegetarianos e veganos. Sendo assim, oferecem uma infinidade de opções para aqueles que buscam diversificar suas refeições.

Além disso, o interesse em técnicas de culinária sustentável e a redução do desperdício de alimentos também estão em alta.

Comidas e bebidas fermentadas – tendências gastronômicas

As comidas e bebidas fermentadas têm ganhado cada vez mais destaque no cenário gastronômico e nutricional nos últimos anos. Podemos citar o kimchi coreano, o chucrute alemão, o miso japonês e o kefir, um produto lácteo fermentado originário do Cáucaso.

Esses alimentos são ricos em probióticos, enzimas e vitaminas, e têm sido elogiados por seus efeitos benéficos no sistema imunológico e na digestão. Além disso, eles têm a capacidade de melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes dos alimentos.

Outras tendências gastronômicas são a produção caseira de produtos fermentados. Então, entusiastas da fermentação têm criado fermentados com base em suas preferências. Nessa categoria destacamos a produção de kombucha, fermentada à base de chá.

Esta bebida pode ser saborizada com frutas, ervas e especiarias. Além disso, a kombucha pode ser fermentada com vegetais em conserva, como pepinos e cenouras, utilizando técnicas tradicionais.

Essa categoria de alimentos fermentados tem atraído pessoas interessadas em reduzir o desperdício de alimentos, uma vez que é possível fermentar legumes e frutas que possam estar à beira de estragar. E assim, prolongar sua vida útil e diversificar os sabores e texturas em suas refeições.

Comfort Food

A “confort food”, ou comida reconfortante, refere-se a pratos que proporcionam nostalgia e conforto emocional ao serem consumidos. Nos últimos anos, essas comidas têm renascido, impulsionado pela busca das pessoas por familiaridade e aconchego em meio a tempos incertos e estressantes.

Desde então, pratos tradicionais como macarrão com queijo, strogonoff e lasanha, têm sido reinventados. Mas com uma abordagem mais saudável e nutritiva. Assim, a tendência inclui a substituição de ingredientes processados e pouco saudáveis por alternativas mais naturais e nutritivas.

A fusão de sabores e tradições culinárias de diferentes culturas surge com força. Dessa forma, podem ser exploradas novas combinações de sabores e ingredientes, enquanto desfrutam do conforto proporcionado por pratos familiares.

Exemplos dessas tendências gastronômicas incluem a criação de pratos híbridos, como o sushi burrito (uma combinação de sushi japonês e burrito mexicano) e o ramen burger (um hambúrguer com “pães” feitos de macarrão ramen).

Reducitarianismo

O reducitarianismo é um movimento que encoraja a redução do consumo de produtos de origem animal, porém sem adotar o veganismo ou vegetariano. Essa tendência ganha com o reconhecimento dos benefícios ambientais, éticos e de saúde associados a uma dieta baseada em vegetais.

No entanto, optam por uma abordagem mais flexível e realista para fazer a transição.

Assim, o reducitarianismo atrai indivíduos que buscam hábitos alimentares tradicionais e a adoção de práticas mais sustentáveis e conscientes. Como resultado, há os benefícios de uma dieta mais centrada em vegetais, sem deixar de ingerir produtos de origem animal.

A popularização de campanhas como o “Segunda Sem Carne” incentiva as pessoas a dedicarem pelo menos um dia por semana a uma alimentação sem carne. Dessa forma, tem aumentado a conscientização sobre os impactos ambientais e de saúde do consumo excessivo de produtos de origem animal.

Bebidas com pouco ou zero álcool

Com consumidores cada vez mais preocupados com estilos de vida saudáveis, a demanda de bebidas de baixo teor alcoólico e não alcoólicas tem aumentado. Além disso, a busca por experiências gastronômicas inovadoras têm levado à criação de bebidas sofisticadas e saborosas.

Essas tendências gastronômicas não comprometem a qualidade em detrimento da ausência de álcool. Por isso, diversas marcas estão investindo no desenvolvimento de produtos nessa categoria, como cervejas, vinhos e destilados com baixo teor alcoólico, além de coquetéis e mocktails elaborados com ingredientes naturais e criativos.

Ainda assim, algumas marcas têm focado em desenvolver bebidas com propriedades funcionais, como probióticos e antioxidantes. Essas propriedades agregam benefícios à saúde e ainda promovem o bem-estar dos consumidores.

Com a ascensão dessas tendências gastronômicas, o mercado de bebidas com pouco ou zero álcool deve continuar a crescer e diversificar-se. Assim, oferece opções cada vez mais atraentes e saudáveis.

Conclusão

Como visto, as tendências gastronômicas de 2023 refletem uma crescente preocupação com a saúde, a sustentabilidade e a inovação. Essas tendências ilustram o dinamismo do cenário gastronômico e a constante evolução dos hábitos e preferências alimentares em todo o mundo.

Esperamos que este artigo sobre as tendências gastronômicas tenha agregado em seu conhecimento. Leia nosso artigo com As melhores receitas de pratos típicos do Brasil, e surpreenda-se com uma riqueza de sabores deliciosos. Também recomendamos sua visita ao site da Sociedade Brasileira de Cardiologia para conhecer e ampliar seus cuidados com a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *