Receitas de massas sem glúten para quem ama um macarrão

massas-sem-glúten

Geralmente quando optamos massas sem glúten, podemos ter diversos benefícios. As massas sem glúten já são uma realidade comum especialmente para as pessoas que têm doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca ou alergia ao trigo.

Ainda assim, ao consumir uma massa à base de arroz, ou outra massa sem glúten, esses indivíduos podem desfrutar de seus pratos de macarrão favoritos sem sofrer desconforto gastrointestinal ou outros sintomas associados à ingestão de glúten.

Além disso, as massas sem glúten são uma ótima opção para aqueles que desejam diversificar sua dieta, experimentando diferentes tipos de grãos e farinhas. Dessa forma, essa alternativa permite que os amantes de macarrão desfrutem de refeições saborosas e satisfatórias, sem comprometer sua saúde e bem-estar.

massas-sem-glúten
Fonte: Canva

Receita de massas sem glúten de macarrão de quinoa

Uma das massas sem glúten mais apreciadas é a massa de quinoa. Ela é rica em proteínas e aminoácidos essenciais necessários para o organismo humano. Além disso, é rica em fibras, vitaminas e minerais, como ferro, magnésio e zinco, contribuindo para uma dieta equilibrada e saudável. Isso faz da massa de quinoa uma opção particularmente interessante para vegetarianos, veganos ou para aqueles que buscam aumentar sua ingestão de proteínas de origem vegetal.

Além disso, a massa de quinoa é naturalmente livre de glúten, tornando-se uma escolha adequada e segura para pessoas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergias ao trigo, com textura semelhante à das massas tradicionais, e sabor que remete nozes, sendo macia e firme após o cozimento.

  • 1 xícara (de chá) de farinha de quinoa
  • 1/2 xícara (de chá) amido de milho
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (de chá) de água
  • 1 colher (de sopa) de azeite
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a farinha de quinoa, o amido de milho e o sal. Em seguida, adicione o ovo, o azeite e a água e misture até formar uma massa homogênea. Abra a massa até ficar fina. Corte a massa em tiras finas para formar o macarrão.

Por fim, leve as massas para cozinhar o macarrão em água fervente com sal, por cerca de 5 minutos ou até ficar al dente. Então, escorra a água e sirva com o molho de sua preferência.

Receita de massas sem glúten de macarrão de arroz

A massa de arroz, assim como a de quinoa, é também uma das massas sem glúten mais apreciada, sendo naturalmente livre de glúten. Por isso ela é uma escolha popular.

Com textura leve e delicada, é agradável e diferenciada em comparação às massas à base de trigo. No entanto, ela tende a cozinhar mais rápido e pode tornar-se pegajosa se cozida por muito tempo, sendo importante ficar atento ao tempo de cozimento para obter a textura ideal.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de arroz
  • 1/2 xícara (de dchá) de amido de milho
  • 1 colher (de chá) de goma xantana
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 3 ovos
  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva
  • Água, insira conforme necessário.

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha de arroz, o amido de milho, a goma xantana e o sal. Em seguida, faça um buraco no centro dos ingredientes secos e adicione os ovos e o azeite de oliva. Então, misture os ingredientes por completo.

Caso necessário, acrescente água aos poucos até obter a consistência adequada. Amasse a massa por cerca de 5 minutos até ficar lisa e elástica. Enfarinhe uma para abrir a massa.

Corte a massa no formato de macarrão de sua preferência, como talharim ou espaguete. Para cozinhar o macarrão, ferva uma panela grande com água e uma pitada de sal. Adicione o macarrão e cozinhe por 3 a 5 minutos, ou até ficar al dente.

Por fim, escorra o macarrão e sirva com o molho de sua preferência. Aproveite esta opção sem glúten saborosa para montar um prato de macarrão saboroso e saudável.

Conclusão

Se você gostou das receitas das nossas massas sem glúten, então compartilhe com seus amigos e familiares. Aproveite e não deixe de conhecer as Receitas de pães sem glúten para quem quer evitar o trigo, e além disso, recomendamos o site Saúde Brasil, que pode contribuir para sua vida mais saudável e fazer a diferença na sua vida. Não deixe de conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *